Acreditamos que a cultura tem o poder de transformar realidades e criar um futuro melhor para todos. Vem com a gente construir um mundo melhor!
Somos a CDI Cultural, uma produtora que, desde 2002, desenvolve projetos culturais incentivados, produzindo filmes, espetáculos cênicos e festivais.
A CDI é uma produtora premiada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação por produzir conteúdo ambiental, distribuído em mais de 4.000 escolas em todo o Brasil, fazendo parte da grade curricular do ensino básico. Desenvolvendo projetos multiplataforma, aproveitamos ao máximo nossa expertise como grupo de comunicação e oferecemos uma experiência completa e conteúdo on demand para cada projeto.
As Leis de Incentivo à Cultura são ferramentas essenciais para fomentar a cultura e democratizar o conhecimento no Brasil. Elas desempenham um papel vital na formação social, educacional e cultural de milhares de cidadãos em todo o país, ano após ano.
Desde 2000, a CDI atua de forma ativa em projetos incentivados pelas Leis Rouanet, Audiovisual e LIC-RS.
Destinando uma parte de seus impostos à cultura, sua empresa pode gerar visibilidade e agregar valor à marca.
Atualmente, estamos desenvolvendo importantes projetos culturais. Todos são multiplataforma, com circuito de exibição específico, públicos-alvo definidos e, principalmente, com foco na maximização do retorno da imagem dos nossos clientes.
“Minha Casa é o Planeta” é um espetáculo de artes cênicas para circulação gratuita em espaços públicos por todo o território nacional. A montagem é uma adaptação e atualização de “João Ambiente” (2022/2023/2024). De forma divertida e didática, conscientizamos crianças de 7 a 12 anos de que a casa de todos não se resume ao lugar onde moramos. Nossa casa é o planeta, e ele necessita de cuidados. Em 40 minutos, o espetáculo mostra às famílias os benefícios do uso racional de água e energia, e como a renda familiar pode aumentar com medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
O projeto consiste em um espetáculo de teatro cênico itinerante com foco nas questões de sustentabilidade e meio ambiente, destinado aos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, na faixa etária de 7 a 12 anos. De forma lúdica, vamos gerar conhecimento, ações e atitudes que ajudem a preservar o meio ambiente. Em um cenário mágico e divertido, apresentaremos os personagens João Ambiente, um pássaro João-de-Barro, e sua amiga Teca, a tartaruga, parceiros de aventuras que interagem e estimulam os estudantes a desenvolverem e propagarem esses conhecimentos.
Com diversos recursos artísticos, unindo elenco, vídeos, animação, técnicas cenográficas e efeitos especiais, o projeto proporciona uma experiência enriquecedora e inesquecível ao público. Através de um circuito itinerante, visitaremos as escolas e comunidades. O projeto conta com uma completa plataforma online, com site e perfis nas redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube.
O filme documentário, longa-metragem, “A Chegada! 150 Anos da Imigração Italiana no RS” vai apresentar para toda a população aquela que foi a maior campanha de imigração de todos os tempos no Rio Grande do Sul. Contaremos essa história de proporções épicas de um povo que deixou sua terra natal em busca de um novo mundo, de oportunidades e, principalmente, da própria sobrevivência. Vamos mostrar os enormes desafios que enfrentaram, suas perdas e conquistas, e suas influências na construção de novas cidades, que fomentaram o desenvolvimento de uma região importantíssima para o estado do RS e para o próprio Brasil: a serra gaúcha.
Os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul representam mais uma oportunidade de relembrar essa trajetória e a contribuição desse povo para a formação do patrimônio cultural brasileiro.
O espetáculo celebrará, em 2025, os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Unindo teatro, dança e músicas interpretadas ao vivo, serão recriadas as trajetórias desde a saída da Itália até a chegada na serra gaúcha, em 1875. Abordaremos os fatos marcantes que contribuíram para o desenvolvimento de uma das regiões mais prósperas do Brasil.
A montagem vai circular pelas principais cidades que compõem a comunidade italiana no Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Caxias do Sul, com acesso gratuito ao público.
O documentário e animação têm como protagonistas “João Ambiente” (inspirado no pássaro João-de-Barro) e “Teca” (antagonista representada por uma tartaruga), que se inspiram nas atitudes da família Modelo e nos cuidados que ela tem com a sustentabilidade e o meio ambiente, observando seu dia a dia pela janela da casa do João-de-Barro.
Com 26 minutos de duração, “João Ambiente – Juntos em Um Novo Mundo”, além de ser exibido na TV e nas redes sociais, percorrerá um circuito itinerante destinado a estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, envolvendo crianças, jovens, professores, familiares e toda a comunidade das cidades por onde passar, de forma inclusiva, atingindo todas as classes sociais e idades em vários estados do país.
Uma história gloriosa que ultrapassa os limites da saga de um povo na construção de uma cidade vocacionada ao trabalho e ao sucesso. Um filme em longa-metragem que celebra conquistas impulsionadas por uma força ainda maior do que a obstinação.
Um relato histórico sobre como o amor pelo esporte é capaz de transformar duas equipes amadoras de uma das modalidades mais populares do Brasil, o futsal, no maior campeão do planeta.
Este filme é mais que um registro documental; tem a força de um verdadeiro manual sobre como chegar ao topo do mundo.
O filme S.E.R. CAXIAS – 90 ANOS: A MINHA ALEGRIA É A TUA GRANDEZA, documentário em longa-metragem, registra a história de um clube de futebol que nasceu em 1935 em uma cidade que decidiu não colocar limites em seus sonhos. Reuniu pessoas de vocação empreendedora e de visão, que, com muita fé e trabalho, realizaram o que parecia impossível. O que queremos mostrar não é apenas um registro histórico ou uma narrativa isolada do surgimento e da vida de um clube, mas sentimentos, paixão e a coragem de pessoas que estavam inseridas em uma comunidade que forjava o progresso e o desenvolvimento a passos largos e que eram predestinadas ao sucesso e a fazer grandes obras.
E, para não ficar para trás, um grupo de pessoas funda a S.E.R. CAXIAS e sabe que precisa representar bem essa marca, construindo uma trajetória não menos desafiadora e vencedora.
O projeto de produção teve o intuito de resgatar o passado e o presente da cidade de Caxias do Sul, desde a sua fundação até os dias de hoje. Trata-se de um documentário de longa-metragem que conta como surgiu, como se desenvolveu, os fatos mais importantes, as figuras proeminentes, as influências sociais, econômicas, políticas e culturais, e quais acontecimentos contribuíram para formar a Caxias de hoje. Duração: 80 minutos. Suporte de captação em HD. Suporte final em Beta SP, HD e DVD.
Através de imagens inéditas, fotografias, depoimentos, poesias e registros de Caxias do Sul, o filme apresenta uma cidade em franca expansão e crescimento industrial, construída com muito trabalho, dedicação e inovação, que hoje faz parte do cenário industrial mundial.
O filme documentário longa-metragem “Festa da Uva 80 Anos – A Celebração de Uma Identidade” resgata o passado, apresenta o presente e antecipa o futuro da cidade, do povo de Caxias do Sul e de uma das mais importantes festas do Brasil. O filme mostra um recorte de um Brasil que tem sotaque italiano, mãos calejadas pelo trabalho e uma vocação empreendedora, uma comunidade que se realiza nas sementes que planta e nos frutos que colhe.
Com cerca de 84 minutos de duração, o filme conta a história da Festa da Uva por meio de imagens e fotografias de acervos pessoais e públicos, imagens produzidas nas edições da festa de 2010 e 2012, além de depoimentos de historiadores e pesquisadores da área, como Cleodes Piazza, Júlio Ribeiro, Luiza Iotti e Véra Stedile Zattera, jornalistas e empresários. As cenas mais atuais foram gravadas no ano passado em Caxias do Sul e na Itália, em cidades como Gênova, Turim, Verona, Vicenza e Milão.
O filme documentário “Juventude: 100 Anos de Papada” é uma viagem ao passado e um passeio pelo presente de uma rica trajetória que se confunde com a própria história de Caxias do Sul. Uma história moldada com a contribuição de imigrantes europeus, que ajudou a desenvolver uma comunidade, seus hábitos, seus costumes, seu trabalho e influenciou a criação de um dos elementos principais da cultura brasileira: o futebol. A torcida, carinhosamente apelidada por seus adversários de “Papada”, referindo-se a “papo”, foi determinante para tornar o Juventude um modo de vida, influenciando as futuras gerações.
Com a contribuição e depoimentos de pesquisadores, jornalistas, escritores, personalidades, historiadores e de pessoas que fizeram o clube, tanto ontem quanto hoje, o documentário registra, com o auxílio de imagens aéreas, fotografias e filmes antigos, a evolução dessa cultura refletida nos fardamentos, nas equipes e campeonatos disputados, a construção do estádio, seus presidentes, as personalidades mais importantes, a criação do hino e da bandeira, suas conquistas e títulos, além de contos e lendas da torcida.
Visando difundir uma consciência ecológica para a busca de equilíbrio do planeta, o documentário média-metragem “João Ambiente: Construindo uma Casa Sustentável para Todos Nós”, com 40 minutos de duração, aborda temas importantes do nosso dia a dia, utilizando uma linguagem moderna e atual para que possa atingir seu público-alvo.
Inspirados na família Modelo, os personagens animados João Ambiente, o pássaro João de Barro, e a tartaruga Teca apresentam soluções simples para ajudar a melhorar o mundo e estimular a preservação do meio ambiente.
De forma didática, o documentário aborda as principais questões de sustentabilidade ambiental, social e financeira: preservação ambiental, reciclagem, coleta e separação seletiva de lixo, preservação dos recursos hídricos, consumo consciente de energia e o aumento da qualidade de vida.
O filme foi exibido dentro de um ônibus adaptado como cinema e percorreu um circuito itinerante por escolas e entidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Entre em contato conosco através do formulário abaixo, WhatsApp, e-mail ou nossas redes sociais e junte-se a nós na missão de transformar o mundo em um lugar melhor! Sua voz é importante. Vamos juntos!